05 fatores que dificultam suas vendas de seguros (e como evitá-los)

Como vender mais seguros?

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Um dos principais desafios do corretor de pequeno porte ou individual é manter os seus índices de vendas elevados para competir com os diversos players existentes no mercado. Por não possuir a mesma estrutura, recursos e equipe de grandes corretoras, muitas vezes, o corretor individual precisa se desdobrar entre diversas funções para manter seu negócio em pleno funcionamento e as contas equilibradas.

Apesar das dificuldades enfrentadas por conta desses motivos que citamos acima, elas não são as principais responsáveis por dificultar as vendas de seguros em sua corretora.

A seguir, listamos os 05 principais fatores que impactam negativamente nos seus índices de vendas de seguros e algumas dicas pontuais para evitá-los no dia a dia e gestão de sua corretora.

Confira:

1 – Você não aplica as técnicas de venda corretamente

Ao contrário do que se pensa, ser vendedor não é um “dom”. Técnicas de vendas devem ser aprendidas e aprimoradas, como qualquer outra habilidade.

Para isso, existem diversos cursos e especializações que você e sua equipe devem investir, como você pode conferir neste artigo. 

2 – Você oferece produtos, e não soluções aos seus clientes

Um dos erros mais cometidos entre vendedores de todo o mundo, em qualquer ramo, é a oferta de produtos, quando na verdade, você deveria estar ofertando soluções.

Como vender mais seguros?

Através de uma escuta empática das necessidades de seus clientes, você terá as informações necessárias para se colocar no lugar do mesmo e identificá-las, podendo assim, muito mais do que produtos, oferecer soluções pontuais para suas necessidades específicas.

3 – Você não investe no relacionamento com seus clientes

Um bom relacionamento com seus clientes e prospecções é fundamental para criar parcerias duradouras e de confiança. E, para isso, algumas técnicas podem ajudá-lo(a).

Investir em um pós-venda eficaz é fundamental. Realize acompanhamentos periódicos, busque informações sobre a percepção do cliente em relação ao seguro contratado, sobre o seu atendimento e realize contatos preventivos buscando antecipar novas necessidades.  

4 – Você não tem um controle de pagamentos eficaz

A inadimplência de clientes em relação ao pagamento das parcelas referentes ao seguro contratado é um dos principais fatores que impedem o crescimento de corretoras de todos os portes. Apesar de ser algo que não está 100% no controle do corretor, existem algumas práticas capazes de evitá-la.

Como vender mais seguros?

Tendo um controle melhor dos clientes, número de parcelas e datas de vencimento, você é capaz de tomar medidas preventivas e iniciar diálogos com seus clientes a fim de evitar a ausência de pagamentos, seja por esquecimento ou através da renegociação nos meios de pagamento.

5 – A gestão do seu negócio ainda não é a ideal

A falta de processos bem definidos e os métodos de gestão aplicados em sua corretora também podem impactar diretamente em suas vendas. A boa notícia é que um bom software ou programa de gestão pode resolver a grande maioria de seus problemas.

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