A realidade do corretor de seguros de pequeno porte ou individual em 2020

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ao mesmo tempo em que a pandemia do novo coronavírus causou preocupação no setor por conta da falta de renda de uma grande parte da população, o que favorece o cancelamento de contratos e a inadimplência, muitas pessoas também enxergaram neste momento a importância de estarem bem amparadas em casos de incidentes imprevisíveis como este.

E os últimos números divulgados refletem isso.

De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), em dados divulgados em setembro de 2020, o setor de seguros arrecadou R$ 26,6 bi em julho, voltando aos níveis pré-pandemia.

Com uma alta de 14,3% em relação ao mês anterior (junho), o mercado apresentou, pelo segundo mês seguido, um crescimento de dois dígitos, superando inclusive, o mesmo período em relação ao ano anterior, onde não havia pandemia, com um crescimento de 4,4%.

E tem mais: O total de prêmios emitidos pelas seguradoras no sétimo mês do ano equivale aos R$ 26,7 bilhões de dezembro de 2019.

Porém, sabemos que, comparado ao cenário de corretoras de seguro de médio e grande porte, a realidade do corretor de pequeno porte ou individual é outra, onde os desafios são ainda maiores.

Para entendermos melhor este cenário, realizamos uma pesquisa com 100 corretores dentro desse perfil para analisarmos o comportamento do mercado e, alguns dados merecem destaque.

Confira a seguir:

Para 90% dos entrevistados, a corretagem de seguros é a principal fonte de renda. Levando em conta o cenário atípico do ano de 2020, muitos corretores precisaram se reinventar para manter seus negócios em pleno funcionamento e, consequentemente, sua renda.

O embarque das corretoras de seguros, independente do porte, no ambiente digital já era uma tendência crescente mesmo antes da pandemia, porém, com sua chegada, este processo também foi acelerado, visto que quase 70% dos entrevistados afirmam utilizar algum software em seus negócios, sendo este, um ótimo diferencial competitivo.

Neste gráfico, podemos concluir que a grande maioria destes profissionais trabalha com 5 ou mais seguradoras, o que permite uma melhor análise de extratos de comissão para que o corretor saiba qual a companhia mais vantajosa para seus negócios.

Porém, ao trabalhar com este número de seguradoras, o corretor pode ter também um ‘problema’, afinal, cotar cada valor individualmente no sistema de cada companhia é uma tarefa que exige tempo, algo muitas vezes escasso para um profissional multitarefas, como no caso de empresas de pequeno porte, visto que a maioria possui até 3 pessoas trabalhando no negócio.

Com base neste dado, vemos a importância de um sistema multicálculo para o corretor, já que a ferramenta poderá fazer este trabalho de forma automatizada e simultânea em diversas seguradoras.

Já quando o assunto é ramo de seguro, o maior destaque vai para o segmento automotivo, vendido por 91% dos entrevistados. Os segmentos residencial e vida também apresentam bons números, sendo comercializados por cerca de metade dos entrevistados.

Com base nestes dados, uma boa maneira de diferenciar-se da concorrência é apostar em outros segmentos para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas.

Quer saber mais?

Este é só um pequeno resumo do cenário e oportunidades de negócios que o corretor poderá encontrar daqui para frente, mas não se preocupe!

Se você quer saber mais sobre o assunto e conferir um detalhamento completo da venda de seguros e principais oportunidades no período pós-pandemia, com dados e números relevantes para o corretor, não pode deixar de baixar nosso Ebook especial “O Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia”, um guia completo, e totalmente gratuito, dedicado ao cenário e principais oportunidades do setor para o corretor de seguros de pequeno porte ou individual.

Baixe agora mesmo e descubra também como QuiGo pode ajudar a sua corretora a superar os principais desafios neste momento de retomada!

E-BOOK - Dicionário de Tecnologia para corretores de seguros
INFOGRÁFICO - 5 funções que não podem faltar no sistema da sua corretora
E-BOOK - Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia
E-BOOK - Guia da escolha do software de gestão para uma corretora de seguros de pequeno porte
E-BOOK - Guia de crescimento, vendas e resultados do corretor de seguros

leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?