Como melhorar a taxa de renovação de seguros na sua corretora?

Como melhorar a taxa de renovação de seguros na sua corretora?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Sabemos que a fidelização de clientes é um dos pontos mais difíceis, independente do mercado. A taxa de renovação de seguros é uma peça chave para manter o cliente junto com a sua corretora e ainda conseguir o marco de fidelização, fazendo com que esse cliente traga outros clientes.

Hoje em dia, existem diversas estratégias que podem ajudar a melhorar essa taxa de renovação de seguros, mas elas precisam ser executadas da maneira correta. As métricas de acompanhamento devem ser mensuradas constantemente e, a partir dessa análise, é possível saber o crescimento real e se é necessário realizar adequações nos setores.

Contudo, é a otimização dessa mensuração que permite a gestão e capacidade de fidelização dos clientes. Neste conteúdo, vamos falar mais sobre esse assunto, com dicas incríveis que podem ajudar você a aumentar a taxa de renovação de seguros da sua corretora de maneira correta.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

Taxa de renovação de seguros: ofereça novos produtos

Um ponto importante para melhorar a taxa de renovação de seguros, é acompanhar o que as corretoras estão fazendo de novo para os seus clientes. Isso, pois muitas dessas corretoras oferecem coberturas e serviços que podem ser úteis na hora de conquistar um novo cliente ou fidelizar um antigo.

Como melhorar a taxa de renovação de seguros: Para isso, além de conhecer e entender mais sobre esses novos produtos e serviços, é essencial que também conheça a rotina de quem está realizando a cotação.

Para isso, além de conhecer e entender mais sobre esses novos produtos e serviços, é essencial que também conheça a rotina de quem está realizando a cotação. Dessa forma, é possível oferecer serviços adicionais e que serão realmente úteis para o cliente.

Podemos imaginar a seguinte situação: o cliente está recebendo diversas cotações de seguros para comprar com a sua e, entre elas, existem serviços que podem ser úteis para ele, mas a sua corretora não oferece. Isso pode acabar fazendo com que ele não renove com você e assine com outra corretora.

Portanto, esteja sempre atualizado e, principalmente, busque compreender como essas novas opções se enquadram na rotina do cliente. Isso ajudará você a persuadi-lo a realizar a contratação dos produtos oferecidos.

Cultive um bom relacionamento com o cliente

Um dos pontos principais para a fidelização e aumento da taxa de renovação de seguros é o desenvolvimento de um bom relacionamento com o ele. Ou seja, se o consumidor está satisfeito com o seu corretor, acaba sendo muito mais fácil retê-lo em sua empresa e, por consequência, fidelizá-lo. Com isso, você acaba cometendo poucos erros na hora de renovar os seguros.

Existem algumas práticas que se tornam essenciais para o fortalecimento da relação com o cliente, como por exemplo:

  • Ouvir e compreender quais são os seus problemas e expectativas, para identificar o que realmente pode fazer a diferença no dia a dia dele;
  • Estar sempre disponível para esclarecer dúvidas, bem como informá-lo adequadamente dos detalhes relacionados ao seu produto;
  • Ser atencioso em seu atendimento;
  • Manter contato constante com ele, enviando novidades e atualizações de produtos;
  • Marcar presenças em datas importantes como aniversário e natal;
  • Estar sempre monitorando o status do seguro e avisar o cliente sobre a proximidade do encerramento da vigência.
Como melhorar a taxa de renovação de seguros: Um bom relacionamento gera confiança, estreita os laços e faz com que a pessoa se sinta mais confortável e satisfeita com o serviço que o corretor oferece.

Um bom relacionamento gera confiança, estreita os laços e faz com que a pessoa se sinta mais confortável e satisfeita com o serviço que o corretor oferece.

Invista em sistemas que automatizam processos

Muitas vezes, a pessoa que está prospectando um seguro, realiza uma cotação e acaba não fechando com aquela corretora. A possibilidade de um agendamento automático, por exemplo, permite que no fim do prazo de vigência do seguro contado no ano anterior. Ou seja, o corretor passa a ser avisado sobre uma possível janela de possibilidade.

Ou seja, com a automatização de processos como esse, o sistema automaticamente retoma um cálculo com base nas informações preenchidas anteriormente e abre a possibilidade de uma nova negociação.

Além disso, esse processo minimiza o risco do cliente buscar novas cotações com seus concorrentes e amplia a chance de contratação do seguro pela sua corretora. 

Como melhorar a taxa de renovação de seguros: Além disso, esse processo minimiza o risco do cliente buscar novas cotações com seus concorrentes e amplia a chance de contratação do seguro pela sua corretora. 

De fato, com esses pequenos detalhes você já pode melhorar a taxa de renovação de seguros da sua corretora e sair na frente de seus concorrentes. Porém, existem outras táticas que podem ser úteis também, dependendo de como funciona a sua carteira atual.

Além da automatização, a rapidez de resposta nas cotações são pontos relevantes para que o cliente aceita a sua corretora de seguros. Com QuiGo, você tem mais rapidez nas cotações com um sistema integrado de gestão e multicálculo.

Para mais conteúdos e informações que podem ajudar a sua corretora a crescer no mercado, clique aqui e veja mais em nosso blog!

E-BOOK - Dicionário de Tecnologia para corretores de seguros
INFOGRÁFICO - 5 funções que não podem faltar no sistema da sua corretora
E-BOOK - Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia
E-BOOK - Guia da escolha do software de gestão para uma corretora de seguros de pequeno porte
E-BOOK - Guia de crescimento, vendas e resultados do corretor de seguros

leia mais

Consumidores fiéis: aprenda a aumentar a satisfação dos clientes

Consumidores fiéis: aprenda a aumentar a satisfação dos clientes

Desenvolvimento Pessoal
Como abrir uma corretora de seguros em 2022?

Como abrir uma corretora de seguros em 2022?

Mercado de Seguros
Aprenda gestão de clientes na prática!

Aprenda gestão de clientes na prática!

Gestão de Corretoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.