Como ser o corretor de seguros ideal para o seu cliente

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Para vender mais seguros, você precisa ser um bom corretor. Mesmo que seu objetivo no final das contas seja ganhar mais dinheiro, isso não vai ser possível se não estiver sempre em busca de melhoria de processos, otimização de gestão, oferta de melhores seguradoras e boa postura enquanto vendedor. Em outras palavras, você precisa ser o corretor de seguros ideal para o seu cliente. Mas como fazer isso? Tenho algumas dicas!

1. Venda com responsabilidade e conheça as dores o do cliente

Vender com responsabilidade significa realizar uma venda consciente para o cliente. É sua obrigação indicar um seguro que realmente supre as necessidades que ele tem e você identificou na negociação.

Seu comportamento deve ser de um verdadeiro consultor. Assim, será visto como um corretor que realmente pensa no cliente, não como “apenas mais um vendedor”.

Conhecer as dores do cliente é fundamental quando se trata de vender seguros. Sempre gostamos de ressaltar que um seguro não é apenas um produto, mas sim uma proteção para o cliente. Você precisa vender com esse pensamento para que o cliente também comece a pensar assim e te veja como alguém que quer ajudá-lo.

2. Converse com o cliente, realize follow up’s

Após fechar a venda, seu trabalho não acabou, na verdade ele apenas está começando. O follow up de uma venda é muito importante para que seu cliente se sinta ouvido. Ao encerrar a negociação, pergunte para ele como foi o processo e avalie o grau de satisfação.

Além disso, não deixe de manter uma relação próxima para mostrar que se importa com os problemas e necessidades que ele tem e, se for preciso, você estará ali para ajudá-lo. Vocês não precisam ser os melhores amigos, mas ao menos tente ser empático e, claro, ouça mais do que fale!

Você pode adorar ter aqueles clientes que nunca falam com você… até o momento que eles deixam de renovar o seguro.

3. Esteja presente no momento do sinistro 

Esperamos que você não seja um desses, mas existem corretores que simplesmente se escondem quando ocorre um sinistro. Eles não percebem que esse é o momento em que o cliente mais precisa de ajuda!

Ao ocorrer um sinistro, coloque-se inteiramente à disposição do cliente para o que for preciso. Se possível, vá até o para prestar o melhor apoio que puder, além de auxiliá-lo com as questões burocráticas. Esse é o principal momento em que você vai “mostrar serviço”.

4. Não demore para retornar as ligações / mensagens

Pode parecer uma ação simples, mas o fato de você responder os seus clientes com agilidade, sem deixar para o dia seguinte, faz com que eles se sintam muito mais felizes e protegidos.

Você se tornar um ótimo corretor na visão de seus clientes pelo simples fato de responder rapidamente uma dúvida ou necessidade. Isso porque eles, muito provavelmente, estão cansados do mal atendimento que enfrentam em lojas, bancos, órgãos públicos, etc. Então essa é a sua oportunidade de ser um destaque de agilidade no atendimento.

Além disso, respondendo as mensagens você “desafoga” a sua caixa de entrada e não acumula diversas conversas para continuar no dia seguinte.

5. Entre em contato no aniversário do cliente ou em datas que achar importante

Manter contato com o cliente é um ato muito legal, principalmente se você faz isso em datas importantes para ele, como por exemplo no dia do aniversário. Entre em contato apenas para dar os parabéns, não tente vender nada. No máximo, ofereça um “presentinho” para ele, como alguma condição especial em um novo seguro, ou desconto para algum familiar ou amigo que ele queira indicar.

Valorize o que o seu cliente valoriza. Pode parecer óbvio, mas o mais importante para ele é… ele mesmo!

6. Estimule indicações através de brindes e presentes

Você já pensou em criar um programa de indicações? Isso pode fazer toda a diferença para o seu cliente e para a sua própria corretora. Crie, junto com a sua equipe, um programa de indicações, que presenteia o seu cliente por cada indicação que ele fizer e fechar negócio. Por exemplo:

Para cada indicação que fechar negócio, o segurado ganha 10% de desconto quando renovar o seguro.

Além de ganhar uma indicação, você aumenta as chances do segurado renovar o seguro, pois está atrelando a condição de bonificação a uma renovação. Uma situação como essa é um exemplo perfeito de relação ganha-ganha, onde ambas as partes têm vantagens e saem satisfeitas da negociação. Além de deixar o cliente feliz, você ganha mais dinheiro!

Mas não se iluda achando que só isso sustenta a imagem de corretor de seguros ideal. Um programa de indicações só vai funcionar bem se você já é um bom corretor para os seus clientes. De nada adianta ser um péssimo corretor, que não cumpre os outros itens citados anteriormente, e querer achar que um programa de indicações irá “salvar a pátria”. Não é assim que funciona.

Ao criar um programa de indicações, seus clientes ficam felizes e você ganha dinheiro. Perfeito!

7. Mantenha-se informado! 

Ao buscar informação constante, pode ter certeza que você se tornará um corretor de seguros melhor para o seu cliente. Melhore a gestão da sua corretora, torne-se cada vez mais especialista em seguros, mas acima de tudo, ganhe mais dinheiro tornando-se cada vez mais um especialista em seres humanos. Afinal, é disso que se trata a venda de seguros: oferecer proteção para as pessoas.

Acompanhe o blog da QuiGo, onde publicamos conteúdos semanais pensando no sucesso da sua corretora de seguros. Além disso, temos diversos materiais para download para te ajudar a se manter informado e vender mais.

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