Dicas de contabilidade para corretor de seguros

Dicas de contabilidade para corretor de seguros

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Embora muitos profissionais acabam negligenciando algumas questões burocráticas em relação aos seus negócios, a contabilidade para corretor de seguros é fundamental para evitar problemas em relação a órgãos de fiscalização administrativa e tributária. De fato, eles envolvem uma série de práticas que tem o intuito de melhorar a gestão financeira.

De fato, antes de formalizar as atividades profissionais de uma corretora, é preciso se enquadrar no regime tributário adequado, cumprir as obrigações acessórias, manter o fluxo de caixa, controlar entradas e saídas entre outros processos.

Neste conteúdo, QuiGo trouxe algumas dicas que podem ajudar a sua pequena corretora, ou até mesmo, quem está iniciando no mercado de seguros, a ser mais correto em relação a contabilidade da empresa.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

A importância da contabilidade em uma corretora

Hoje em dia, pelo menos 60% das empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos de atividade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos pequenos motivos que levam os empreendedores à falência são a ineficiência da gestão financeira e a falta de planejamento.

Contabilidade para corretor: Portanto, gerenciar os aspectos financeiros de uma corretora é uma tarefa trabalhosa, mas fundamental para que ela mantenha-se em um mercado altamente competitivo e atuando conforme as leis. 

Portanto, gerenciar os aspectos financeiros de uma corretora é uma tarefa trabalhosa, mas fundamental para que ela mantenha-se em um mercado altamente competitivo e atuando conforme as leis. 

Por conta disso, a contabilidade para corretor de seguros é tão importante. Afinal, é por meio dos processos administrativos do departamento contábil que a uma corretora pode garantir agilidade, precisão e controle à sua gestão. 

A contabilidade para corretor de seguros proporciona subsídios e segurança de informações para um planejamento empresarial mais sólido, além de manter as contas em dia e analisar o patrimônio, contribuindo para a redução de gastos.

Dicas de contabilidade para corretor de seguros

Agora que já entendemos a importância da contabilidade para corretor de seguros, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para manter tudo em ordem. Organizar de maneira correta o setor financeiro, pode ajudar no crescimento da corretora de maneira segura, concreta e sólida por anos.

Regularize a atuação profissional

A primeira dica de contabilidade para corretor de seguros é regularizar a sua atuação profissional. De fato, muitos trabalham de maneira informal no mercado, o que não é recomendado pelo Susep.

Contabilidade para corretor: Por conta disso, o mais indicado para quem trabalha de maneira autônoma é criar um modelo de organização das suas finanças que funcione para você

Esse tipo de ação deixa o profissional vulnerável a uma série de medidas e riscos jurídicos e, portanto, o ideal é fazer a regularização da situação de sua corretora ou como profissional autônomo no site da Susep e ficar em dia com as suas obrigações para não ter problemas futuros.

Contabilidade para corretor de seguros: organize as finanças

Um dos grandes erros de quem trabalha como corretor de seguros, principalmente no modelo de ganhar por comissão, é não organizar adequadamente as suas finanças. Isso acaba causando uma série de embaraços, desde perder compromissos tributários até não conseguir criar um planejamento financeiro tanto em casa quanto no escritório.

Por conta disso, o mais indicado para quem trabalha de maneira autônoma é criar um modelo de organização das suas finanças que funcione para você. Caso seja necessário, faça o uso de planilhas, softwares e outros elementos que contribuam para deixar as suas contas atualizadas.

Escolhe o regime tributário adequado para você

Você sabe se é mais vantajoso trabalhar no regime de simples nacional, Lucro real ou presumido ou autônomo? Uma das nossas dicas para corretor de seguros é justamente entender o que se encaixa melhor para a sua atualidade.

Muitos corretores atuam como autônomos, o que confere a eles uma taxa de impostos muito grande: cerca de 27,5%. Mesmo com direito de abatimento em algumas despesas, isso acaba sendo uma carga alta, certo? Quase um terço da renda mensal do corretor.

Dicas de contabilidade para corretor de seguros

Em outro caso, se o corretor abrir uma empresa e optar pelo Simples Nacional, a taxa de impostos cai para apenas 6%. De fato, sobra uma quantia boa para investir em capacitação e formação, softwares mais avançados para melhorias do seu trabalho ou a criação de um fundo de emergência.

Contrate uma empresa de contabilidade

Por fim, uma das dicas mais importantes de contabilidade para corretor de seguros é a contratação de uma assessoria. Ter alguém especializado para quem você pode recorrer caso tenha alguma dúvida jurídica ou administrativa, é sempre a melhor saída. 

De fato, uma assessoria especializada garantirá que suas tarefas contábeis sejam realizadas da melhor maneira possível. Ou seja, isso significa que você acaba tendo menos custos para a sua vida profissional, além de orientar qual o melhor regime tributário para você.

Os processos contábeis podem ser maçantes e, para quem não tem experiência, podem colocar você ou sua empresa em um sério problema jurídico. Portanto, ter sempre a ajuda de um profissional da área pode ser o melhor caminho para cuidar melhor das suas finanças.

Para mais conteúdos informativos e dicas importantes para o seu negócio, conte com a ajuda de QuiGo. Clique aqui e acesse o nosso blog para saber mais!

E-BOOK - Dicionário de Tecnologia para corretores de seguros
INFOGRÁFICO - 5 funções que não podem faltar no sistema da sua corretora
E-BOOK - Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia
E-BOOK - Guia da escolha do software de gestão para uma corretora de seguros de pequeno porte
E-BOOK - Guia de crescimento, vendas e resultados do corretor de seguros

leia mais

Consumidores fiéis: aprenda a aumentar a satisfação dos clientes

Consumidores fiéis: aprenda a aumentar a satisfação dos clientes

Desenvolvimento Pessoal
Como abrir uma corretora de seguros em 2022?

Como abrir uma corretora de seguros em 2022?

Mercado de Seguros
Aprenda gestão de clientes na prática!

Aprenda gestão de clientes na prática!

Gestão de Corretoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.