Entenda o que é machine learning e as suas aplicações

Entenda o que é machine learning e as suas aplicações

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Algumas tecnologias passam a fazer parte de nosso dia a dia de um jeito silencioso e dificilmente nós percebemos. Um exemplo disso é o machine learning que, em sua tradução literal, significa aprendizado de máquina. Elas permitem que o software aprenda com o auxílio de uma grande quantidade de dados.

Mas você sabe o que é o conceito completo de machine learning? Neste conteúdo, vamos explicar de maneira simples e direta como ele funciona em nosso dia a dia e as suas mais variadas aplicações, principalmente no mercado de seguros.

Continue a leitura para saber mais!

O que é machine learning?

O machine learning se trata de um método que torna possível a tomada de decisões por parte das máquinas. Além disso, permite que faça algumas previsões baseadas na análise de dados, mesmo que não tenha sido programadas para isso.

Em resumo, o machine learning consiste no desenvolvimento de algoritmos que fazem o trabalho de “aprendizagem” sozinho. Esse aprendizado é através do uso de cálculos realizados anteriormente pela própria máquina.

Entenda o que é machine learning e as suas aplicações

A modificação comportamental consiste, basicamente, no estabelecimento de regras lógicas, podemos dizer que isso visa melhorar o desempenho das tarefas ou, dependendo da sua aplicação, tornar a decisão mais apropriada para o contexto.

A partir disso se torna possível o cruzamento de dados como de apólices e sinistros, por exemplo, além de extrair novos insights que estariam encobertos pelo enorme número de informações existentes no sistema da corretora.

Entenda as suas aplicações

Em um cenário como esse em que vivemos, onde a transformação digital está cada vez mais constante, vamos apresentar alguns exemplos que são bastante conhecidos de aplicações que usam o machine learning. Provavelmente você já deve ter ouvido falar de alguns desses conceitos.

Detecção de fraude

Esse é um dos pontos mais importantes e óbvios do machine learning. Diante de inúmeras tentativas de fraude com cartões de crédito e outros meios de pagamento na hora de faturar o valor do seguro, que são constatadas e, às vezes, são processadas a cada segundo no mundo todo.

Entenda o que é machine learning e as suas aplicações

A boa notícia é que através do machine learning, a viabilização de sistemas que combatem as fraudes no mercado está cada vez maior. Isso acaba garantindo mais segurança nos dados e acabam barrando grande parte dessas transações fraudulentas.

Segurança

Por meio do machine learning, o monitoramento por vídeo tem avançado cada vez mais quando se trata do reconhecimento facial. Ele ajuda a identificar atividades e comportamentos que saem do padrão normal. 

No caso de um sinistro de veículo, por exemplo, as seguradoras acabam se beneficiando de uma informação mais precisa. Quando compreendemos o que é o machine learning e o seu uso nas mais diversas aplicações no mercado segurador é extremamente importante, pois é uma tendência que só tem a crescer.

Hoje em dia, diversas soluções online facilitam bastante as nossas vidas e só são viáveis por conta da inteligência artificial.

Machine learning: previsão de falhas

Por meio do desenvolvimento de sensores mais precisos e providos de recursos para que sejam conectados à internet e se comuniquem entre si, estamos diante de uma capacidade cada vez maior de acompanhar e medir o desempenho de diversos equipamentos de uso diário.

Sempre que os dados emitidos são processados por esses sensores, os algoritmos baseados no machine learning são capazes de ponderar a ocorrência de uma falha e notificar o gestor responsável.

Entenda o que é machine learning e as suas aplicações

De fato, o machine learning faz parte de nosso dia a dia, até nas pequenas coisas, como mencionamos no início do conteúdo. Por isso, é preciso entender como ele funciona em alguns processos e como ele pode nos ajudar a melhorar e otimizar processos e ações.

Para mais informações sobre as novas tecnologias e ferramentas que auxiliam o mercado, clique aqui e acesse o blog QuiGo. Conteúdos completos que ajudam o corretor a ser melhor!

E-BOOK - Dicionário de Tecnologia para corretores de seguros
INFOGRÁFICO - 5 funções que não podem faltar no sistema da sua corretora
E-BOOK - Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia
E-BOOK - Guia da escolha do software de gestão para uma corretora de seguros de pequeno porte
E-BOOK - Guia de crescimento, vendas e resultados do corretor de seguros

leia mais

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Mercado de Seguros
Dicas de planejamento para corretora de seguros

Dicas de planejamento para corretora de seguros

Marketing & Vendas
Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Gestão de Corretoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?