Entenda o que é SUSEP e como ele atua no mercado

Entenda o que é SUSEP e como ele atua no mercado

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Existem várias regras jurídicas que regem o mercado de seguros no Brasil. Por conta disso, a SUSEP é fundamental para garantir que os direitos dos segurados sejam respeitados, além de impedir práticas ilegais, como as fraudes.

Porém, você sabe o que é a SUSEP e como ele funciona? Neste conteúdo, vamos explicar de maneira simples e objetiva qual a importância dele para o mercado de seguros. Principalmente, para que o corretor cumpra suas obrigações que proporcionam uma série de vantagens que podem aumentar as vendas, por exemplo.

Continue a leitura para saber mais.

O que é SUSEP e qual sua importância?

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é um órgão regulamentador do mercado de seguros do Brasil. Ele é vinculado ao Ministério da Fazenda que, além de fiscalizar esse tipo de negócio, controla a previdência privada aberta, capitalização e resseguro. 

Sendo assim, ele acaba acompanhando a comercialização de produtos e serviços que são oferecidos pelas corretoras de seguros. Porém, caso seja identificada alguma irregularidade, pode ser aplicado advertências e multas de até 1 milhão e suspender registros de atuação na área.

Entenda o que é SUSEP e como ele atua no mercado

O objetivo desse órgão é criar ações para garantir que as seguradoras sempre tenham seguros financeiros para indenizar seus segurados. Por exemplo, se ocorrer um desastre em massa, como um alagamento, a empresa de seguros necessita de recursos de emergência.

Nesse contexto, ela estabelece normas para assegurar as relações comerciais entre as seguradoras. Em consequência, o cliente acaba ficando protegido referente à materialização dos riscos. 

Quais os objetivos desse órgão?

O profissional precisa cumprir todas as exigências legais da entidade, antes de comercializar os seus produtos e serviços. Portanto, as corretoras devem realizar o processo necessário para reunir todas as documentações.

Além disso, elas precisam da aprovação da SUSEP para começar a comercializar esses serviços e garantir que as seguradoras estejam associadas ao órgão. Contudo, existem algumas ações da entidade para garantir a assertividade da comercialização, como:

  • Distinguir as responsabilidades das corretoras e seguradoras;
  • Certificar que as seguradoras arquem com os danos previstos na apólice;
  • Fiscalizar os fundos de reserva obrigatório;
  • Garantir que as corretoras contratem empresas associadas na SUSEP.

De fato, a SUSEP exerce um papel fundamental na relação entre seguradora e segurado. Pois, existem ações que previnem práticas ilegais e que podem comprometer o processo de avaliação do sinistro, além de garantir o pagamento das indenizações dos clientes.

Portanto, uma corretora que cumpre com as suas obrigações com a SUSEP coloca ela em vantagem competitiva no mercado. Além de transmitir segurança, ela aumenta a sua autoridade, refletindo em melhores chances de negociação.

Entenda o que é SUSEP e como ele atua no mercado

Por conta disso, um corretor de seguros que está preparado para atuar no mercado, precisa adquirir conhecimentos sobre o órgão, assim, garantindo que seus clientes façam a melhor contratação.

Contudo, isso não é importante apenas na parte burocrática, mas também para proporcionar uma experiência ainda melhor e atender as expectativas na contratação do seguro.

A QuiGo entende que a SUSEP é importante para manter as coisas em ordem no mercado de seguros e sabe que você, corretor individual, precisa de um grande parceiro. 

Confira os produtos QuiGo e veja como você pode crescer no mercado de seguros, se tornando um corretor ainda melhor.

E-BOOK - Dicionário de Tecnologia para corretores de seguros
INFOGRÁFICO - 5 funções que não podem faltar no sistema da sua corretora
E-BOOK - Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia
E-BOOK - Guia da escolha do software de gestão para uma corretora de seguros de pequeno porte
E-BOOK - Guia de crescimento, vendas e resultados do corretor de seguros

leia mais

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Mercado de Seguros
Dicas de planejamento para corretora de seguros

Dicas de planejamento para corretora de seguros

Marketing & Vendas
Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Gestão de Corretoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?