Assim como no ramo do Direito e diversos outros setores, existem alguns termos do mercado de seguro que são frequentemente utilizados durante o dia a dia e precisam ser dominados pelo corretor moderno.
Sabemos que você, corretor de seguros, está amplamente habituado com tais termos, mas e o seu cliente? Você tem o domínio suficiente do significado desses termos para explicá-los aos clientes no momento de uma prospecção ou fechamento de contrato, por exemplo?
Pensando nisso, listamos a seguir uma relação de termos e seus respectivos significados de uma forma simples para que você tenha muito mais propriedade caso precise explicá-los para seus clientes em uma linguagem de fácil compreensão.
Confira:
Termos do mercado de seguro: Sinistro
Vamos começar com o básico dos básicos. Apesar de ser amplamente utilizado no ramo, muitos clientes não fazem ideia do que seja um sinistro!
Cabe a você explicar que um sinistro nada mais é do que um acontecimento previsto na cobertura contratada pelo cliente, como uma batida de carro, por exemplo, onde o segurado irá receber a indenização.

Apólice compreensiva
Uma apólice compreensiva nada mais é do que uma cobertura adicional relacionada à situações extraordinárias. Ou seja, situações que podem acontecer com o segurado, mas que não constam na apólice básica.
Para melhor explicar o termo ao cliente, procure utilizar exemplos de que, em alguns seguros, o veículo do mesmo pode estar protegido contra roubos e furtos. Mas não contra os danos causados por uma enchente, cobertura esta que precisa ser contratada a parte.
Termos do mercado de seguro: capital segurado
Para o cliente entender melhor o conceito de capital segurado, procure explicar que o termo refere-se ao valor máximo a ser pago pela seguradora. Porém, esse valor é em caso de sinistro.
É muito importante deixar essa informação clara para que não haja nenhuma desavença futura. Ou seja, no caso de uma discordância de valores caso os danos excedam o valor do capital segurado.
Endosso
Endossos é um dos termos do mercado de seguro onde são as possíveis alterações que uma apólice poderá sofrer durante a sua vigência. Como a alteração de dados cadastrais do segurado, mudança de endereço, adição ou exclusão de dependentes, dentre outros.
Emolumentos
Para que seu cliente não questione um possível valor a mais na parcela de sua apólice, é preciso que o corretor explicar o que rolou. Portanto, cabe explicar no momento do fechamento de um contrato que os emolumentos nada mais são do que as parcelas de impostos e outros encargos os quais está sujeito o seguro.
Salvados
São os bens segurados que permaneceram em perfeito estado ou com poucas avarias em um sinistro consumado. Um clássico exemplo disso é a comparação entre um veículo que apresentou perda total após uma batida e outro que apenas amassou a lataria, sendo este último, um salvado.

Agora que você conferiu alguns exemplos de como explicar o ‘idioma segurador’ de maneira mais fácil para seus clientes e melhor atendê-los. Pois então, que tal conhecer uma solução que promete levar seu atendimento ao cliente a um novo e eficaz nível?
QuiGo chegou com a proposta de oferecer isso e muito mais para o negócio dos corretores de pequeno porte que não necessitam das funcionalidades completas e com alto valor de investimento das soluções utilizadas pelas maiores corretoras do mercado.
Faça um teste grátis agora mesmo e descubra como QuiGo pode ser o ‘colaborador’ ideal em seu negócio pela melhor mensalidade do mercado!