6 termos do mercado de seguro que você precisa dominar

Glossário de termos do mercado de seguros

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Assim como no ramo do Direito e diversos outros setores, existem alguns termos do mercado de seguro que são frequentemente utilizados durante o dia a dia e precisam ser dominados pelo corretor moderno.

Sabemos que você, corretor de seguros, está amplamente habituado com tais termos, mas e o seu cliente? Você tem o domínio suficiente do significado desses termos para explicá-los aos clientes no momento de uma prospecção ou fechamento de contrato, por exemplo?

Pensando nisso, listamos a seguir uma relação de termos e seus respectivos significados de uma forma simples para que você tenha muito mais propriedade caso precise explicá-los para seus clientes em uma linguagem de fácil compreensão.

Confira:

Termos do mercado de seguro: Sinistro

Vamos começar com o básico dos básicos. Apesar de ser amplamente utilizado no ramo, muitos clientes não fazem ideia do que seja um sinistro!

Cabe a você explicar que um sinistro nada mais é do que um acontecimento previsto na cobertura contratada pelo cliente, como uma batida de carro, por exemplo, onde o segurado irá receber a indenização.

6 termos do mercado de seguro que você precisa dominar

Apólice compreensiva

Uma apólice compreensiva nada mais é do que uma cobertura adicional relacionada à situações extraordinárias. Ou seja, situações que podem acontecer com o segurado, mas que não constam na apólice básica.

Para melhor explicar o termo ao cliente, procure utilizar exemplos de que, em alguns seguros, o veículo do mesmo pode estar protegido contra roubos e furtos. Mas não contra os danos causados por uma enchente, cobertura esta que precisa ser contratada a parte.

Termos do mercado de seguro: capital segurado

Para o cliente entender melhor o conceito de capital segurado, procure explicar que o termo refere-se ao valor máximo a ser pago pela seguradora. Porém, esse valor é em caso de sinistro.

É muito importante deixar essa informação clara para que não haja nenhuma desavença futura. Ou seja, no caso de uma discordância de valores caso os danos excedam o valor do capital segurado.

Endosso

Endossos é um dos termos do mercado de seguro onde são as possíveis alterações que uma apólice poderá sofrer durante a sua vigência. Como a alteração de dados cadastrais do segurado, mudança de endereço, adição ou exclusão de dependentes, dentre outros.

Emolumentos

Para que seu cliente não questione um possível valor a mais na parcela de sua apólice, é preciso que o corretor explicar o que rolou. Portanto, cabe explicar no momento do fechamento de um contrato que os emolumentos nada mais são do que as parcelas de impostos e outros encargos os quais está sujeito o seguro.

Salvados

São os bens segurados que permaneceram em perfeito estado ou com poucas avarias em um sinistro consumado. Um clássico exemplo disso é a comparação entre um veículo que apresentou perda total após uma batida e outro que apenas amassou a lataria, sendo este último, um salvado.

6 termos do mercado de seguro que você precisa dominar

Agora que você conferiu alguns exemplos de como explicar o ‘idioma segurador’ de maneira mais fácil para seus clientes e melhor atendê-los. Pois então, que tal conhecer uma solução que promete levar seu atendimento ao cliente a um novo e eficaz nível?

QuiGo chegou com a proposta de oferecer isso e muito mais para o negócio dos corretores de pequeno porte que não necessitam das funcionalidades completas e com alto valor de investimento das soluções utilizadas pelas maiores corretoras do mercado.

Faça um teste grátis agora mesmo e descubra como QuiGo pode ser o ‘colaborador’ ideal em seu negócio pela melhor mensalidade do mercado!

E-BOOK - Dicionário de Tecnologia para corretores de seguros
INFOGRÁFICO - 5 funções que não podem faltar no sistema da sua corretora
E-BOOK - Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia
E-BOOK - Guia da escolha do software de gestão para uma corretora de seguros de pequeno porte
E-BOOK - Guia de crescimento, vendas e resultados do corretor de seguros

leia mais

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Mercado de Seguros
Dicas de planejamento para corretora de seguros

Dicas de planejamento para corretora de seguros

Marketing & Vendas
Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Gestão de Corretoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?