Open Insurance: tudo o que você precisa saber sobre esse recurso

Open Insurance: tudo o que você precisa saber sobre esse recurso

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A tecnologia chegou para ficar e isso nós já sabemos. Assim como diversos outros setores, o mercado de seguros também recebeu o Open Insurance, que já mudou bastante o setor desde que foi implementado. 

Porém, muitas pessoas ainda não entendem ou não ouviram falar sobre o Open Insurance e como ele afeta o setor de seguros. Pensando nisso, trouxemos um conteúdo que explica melhor como ele funciona e quais as suas vantagens.

Portanto, continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto.

O que é Open Insurance?

O open insurance, assim como o open banking e o open investiment, faz parte do mundo Open Finance. Esse é um ecossistema integrado que possibilita o compartilhamento de dados e, por conta disso, a agenda do open insurance no Brasil andou junto com a implementação do open banking, em 2021.

Porém, mesmo com essa proximidade entre os mercados bancários e de investimentos, o de seguros tem as suas particularidades. Por conta disso, a Susep entrou de cabeça antes da implementação do open banking no país para formular as normas de acordo com a estrutura de governança atual.

Open Insurance: tudo o que você precisa saber sobre esse recurso

O conceito de open insurance é um sistema que reúne múltiplas empresas de seguro em uma única plataforma padronizada de dados. Contudo, as empresas particularmente, poderão criar seus próprios produtos e aplicativos e disponibilizar para os clientes dentro da plataforma.

Para entender melhor sobre o open insurance no Brasil, entenda um pouco mais sobre os três principais fundamentos desse sistema.

Experiência digital

O primeiro fundamento é a experiência digital. Com a popularização da tecnologia digital, cada vez mais a preferência do público é pela agilidade e praticidade, algo que já faz parte da experiência digital do consumidor.

Da mesma forma, essa plataforma oferece para as corretoras mais recursos para coletar dados importantes sobre o seu público alvo. Com isso, é possível elaborar melhores estratégias para a venda de seguros.

Modelos de negócios inovadores

Falando em inovação, também é de se esperar que um novo ambiente forneça novos modelos de negócios entre as seguradoras. Dessa forma, as empresas podem entregar soluções diferentes, além de mudar a maneira como os clientes buscam os serviços de seguro atualmente.

Open Insurance: tudo o que você precisa saber sobre esse recurso

Inovação aberta

Um dos maiores benefícios do open insurance é o uso de uma plataforma integrada e padronizada para viabilizar o desenvolvimento de novas soluções de seguros. Ou seja, com maior acessibilidade nos produtos, existe mais espaço para as empresas que trazem soluções cada vez mais inovadoras.

Como o open insurance impacta no mercado?

O principal efeito do open insurance no mercado de seguros é o acesso a uma variedade maior de serviços simultaneamente. Por exemplo, uma empresa pode acessar a plataforma e concentrar diferentes produtos de diferentes empresas, dando uma margem maior de personalização.

Isso acaba se tornando algo importante para a experiência do cliente, fazendo a contratação de seguros em larga escala e para várias finalidades.

Por outro lado, com mais opções, a concorrência entre as corretoras acaba se tornando maior. Isso significa que os clientes estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade do atendimento, cobertura de seguros e a relação entre custo benefício. 

Open Insurance: tudo o que você precisa saber sobre esse recurso

De fato, o open insurance ainda está no começo de sua implementação no Brasil, alguns ajustes que são feitos com o tempo do sistema consolidado ainda estão sendo aplicados. Porém, é importante que a sua corretora se adapte o quanto antes a isso, para trazer o melhor para os seus clientes e não perder mercado.

Para mais conteúdos relacionados ao mercado de seguros e suas novidades, clique aqui e acompanhe o Blog QuiGo!

E-BOOK - Dicionário de Tecnologia para corretores de seguros
INFOGRÁFICO - 5 funções que não podem faltar no sistema da sua corretora
E-BOOK - Guia definitivo da venda de seguros e gestão de corretoras no pós-pandemia
E-BOOK - Guia da escolha do software de gestão para uma corretora de seguros de pequeno porte
E-BOOK - Guia de crescimento, vendas e resultados do corretor de seguros

leia mais

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Modalidades de seguro: confira as mais requisitadas pelos clientes

Mercado de Seguros
Dicas de planejamento para corretora de seguros

Dicas de planejamento para corretora de seguros

Marketing & Vendas
Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Passo a passo para organizar a corretora de seguros!

Gestão de Corretoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?