Os Melhores Livros para Corretores de Seguros

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Atualmente, existem diversas formas e métodos de se adquirir conhecimento: cursos, vídeo-aulas, workshops, webinars, artigos online entre várias outras fontes de aprendizado, e, para um corretor de seguros, isso também é verdadeiro. Uma das principais maneiras, que muitos acabam subvalorizando em meio a tanta tecnologia, é a leitura de livros. Apesar do pequeno número de obras específicas desse segmento, temos várias opções de livros importantes de vendas, gestão e relacionamento em geral.

Confira aqui uma lista (que não está em ordem de preferência) montada pela equipe QuiGo com os melhores livros para corretores de seguros:

A Estratégia do Oceano Azul (Kim, W. Chan / Mauborgne, Renée)

Este livro de 2015 é um best seller internacional, aborda conceitos que podem ser aplicados a praticamente qualquer mercado. A obra incentiva empreendedores a buscar inovação para o mercado de atuação em que estão inseridos, desmistificando o tabu da luta diária na tentativa de superar a concorrência. A ideia é que, se você busca a inovação, vai se distanciar e superar a concorrência sem precisar enfrentá-la diretamente.

A analogia trazida pelo livro é muito fácil de compreender: existem os oceanos vermelhos, que representam o mercado tradicional, onde as empresas lutam diariamente para crescer e abocanhar a maior fatia dos clientes. E do outro lado, há os oceanos azuis, que representam o mercado da inovação, são oceanos inexplorados, caracterizados pela geração de demanda. Uma incrível oportunidade de crescimento, caso a sua empresa acerte em cheio na inovação e crie tendências.

Podemos traçar um paralelo dos temas abordados no livro com o mercado de seguros. Aqui no Brasil, o seguro auto domina todo o mercado. Muitas corretoras (e esse pode ser o seu caso) focam neste produto e acabam deixando de lado as diversas alternativas pouco exploradas, apenas para “seguir na onda” de seus concorrentes, que também insistem em focar no seguro auto.

É um excelente livro para te ajudar a abrir a cabeça e enxergar o mercado de seguros através de uma perspectiva diferente.

“A Estratégia do Oceano Azul” é um dos melhores livros para corretores de seguros.

A História dos Seguros no Brasil (Alexis Cavicchini Teixeira de Siqueira)

A obra é de 2008 e conta com a colaboração de diversos nomes relevantes do mercado, como Jorge Clapp, assessor de comunicação social da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Paulo Amador, ouvidor da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, entre outros.

É um livro escrito com foco no mercado profissional, mas também pode ser aproveitado por estudantes e interessados pelo tema. É um documento histórico indispensável para os corretores interessados na história da profissão, que traça um panorama do mercado de seguros no país, valorizando a relevância do setor para a economia nacional.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Outro best seller mundial, que é original de 1936, mas se mantém atual até hoje. É uma excelente obra para qualquer administrador e fundamental para vendedores. Nos capítulos do livro, o autor ensina técnicas de relacionamento para influenciar pessoas, que incluem: não criticar, não falar mal, fazer com que as pessoas se sintam importantes, entre outras.

Outro ponto importante citado pelo autor, é fazer as pessoas terem interesse por você, como pode ser lido em uma famosa passagem do livro:

“Quando vou pescar, não penso sobre o que mais me agrada. Penso sobre a predileção dos peixes. Meu primeiro cuidado é não iscar o anzol com morangos com creme. Penduro sempre uma minhoca… e passo em frente dos peixes, perguntado-lhes “Vocês não gostariam de provar tal comida?”

A ideia é que você possa aplicar uma lógica semelhante para vender seguros, buscando oferecer o que o cliente quer e, geralmente, o cliente não quer um seguro. Na verdade, o que ele quer (e talvez nem saiba disso ainda) é proteção e segurança, então é isso que você deve vender para ele.

Sucesso ao Alcance do Corretor de Seguros (Newton Siqueira)

O livro “Sucesso ao Alcance do Corretor de Seguros” é uma das poucas obras sobre vendas voltadas ao setor de seguros.

Para finalizar, mais uma indicação de livro direcionada especificamente para o mercado de seguros. Esta obra de 2008, escrita por um economista, que também é professor universitário e corretor, reúne técnicas de negociação e vendas para auxiliar corretores, mesclando fundamentos teóricos com experiências vivenciadas pelo autor, trazendo problemas cotidianos e situações narradas de forma bem humorada. Por tratar de experiências que o autor passou, a obra apresenta comprovações práticas de como um corretor de seguros deve atuar.

A ideia do livro foi consolidada por Newton Siqueira ao perceber que o mercado de seguros é carente de obras literárias.

Gostou das indicações? São apenas alguns exemplos dos melhores livros para corretores de seguros, caso você tenha alguma sugestão de livro para compartilhar, nos envie!Outra forma de adquirir conhecimento através de conteúdo escrito, é acompanhando o Blog QuiGo, onde publicamos artigos para ajudar sua corretora e ter mais sucesso vendendo seguros.

leia mais

    Receba nossos conteúdos sobre o mercado de seguros